Massas de longa fermentação são bem famosas por aqui na Holly´s, mas poucos conhecem esse processo, por isso vamos contar um pouquinho para você.
A longa fermentação da massa é o processo de controle da quantidade de fermento, temperatura e hidratação, resultando após a maturação numa pizza de massa leve, de melhor digestão e com sabor especial. A massa fica maturando por no mínimo 24 horas e é por isso que o sabor fica diferente das pizzas comuns.
A fermentação longa é um processo que pode utilizar fermento natural, biológico ou até ambos, caso desejar. Isso significa que, como o nome sugere, o fermento fica mais tempo agindo para que a fermentação longa ocorra e os compostos característicos de uma massa artesanal sejam sintetizados.
E qual a diferença entre o fermento natural e o fermento biológico?
Fermento natural X Fermento biológico:
Ambos têm o saccharomyces cerevisiae, um organismo vivo que faz a fermentação da massa. A diferença é que no industrial (aquele biológico que compramos em saquinhos), ele está concentrado. Por isso leva menos tempo para fazer crescer a massa.
Já o natural, parte de uma mistura de farinha e água, em um processo chamado de pré-fermentação: Toda receita que você for fazer vai uma proporção dessa base.
A partir daí, já se inicia a fermentação, com a ação de leveduras e bactérias, em um processo mais lento.
A fermentação natural é mais difícil de fazer, precisa ter técnica para controlar o tempo e a temperatura.
Quanto maior o tempo de fermentação, melhor o sabor do trigo. Por isso as pessoas utilizam o fermento natural.
A longa fermentação proporciona uma crosta com boa textura e uma ligeira elasticidade. Seu miolo é macio e, por isso, até mesmo quando a pizza é formatada em massa fina, o conjunto da obra fica irresistível na mordida.
Além do sabor e aroma, as pizzas de longa fermentação possuem uma massa mais elástica e sabor ácido acentuado, quando comparadas às massas produzidas em escala industrial. Além disso, contam com vários benefícios nutricionais, tais como:
– São massas com poucos ingredientes, sem adição de aditivos químicos, o que torna esse alimento muito mais nutritivo;
– No processo de fermentação, a presença de fermentos lácticos e probióticos, faz uma pré-digestão de carboidratos, como amidos e açúcares, melhorando a digestão do alimento, além de reduzir a produção de gases, auxiliando na diminuição de inchaço abdominal e desconfortos gástricos, que são causados normalmente pelas massas tradicionais;
– As pizzas de longa fermentação têm um índice glicêmico menor e promovem saciedade prolongada;
– A acidificação láctica aumenta os níveis de alguns compostos bioativos e aumentam a biodisponibilidade de minerais como o magnésio e fósforo, tornando esse alimento mais rico em micronutrientes quando comparado às massas de fermentação tradicional.
Sabendo de tudo isso, podemos afirmar que as pizzas de longa fermentação são mais saudáveis.
E aí pessoal, o que vcs acharam? Não tem como ficar sem saborear este incrível sabor unido a um aroma indescritível, o que fica muito melhor é sabermos que as Pizzas da Holly´s, tem tudo isso e ainda são mais saudáveis, não teria como ser melhor, não é mesmo? Corre lá e peça logo a sua!