Como surgiu o hambúrguer?

Que o hambúrguer da Holly´s tem um sabor indescritível, não é segredo para ninguém, mas você viu como esta delícia virou um dos pratos preferidos dos brasileiros? Vamos contar para você um pouquinho da história do hambúrguer.

Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da Alemanha, mais especificamente da região de Hamburgo, chegaram aos Estados Unidos, levando consigo a famosa receita do bife de carne moída. … Aos poucos ele foi ganhando popularidade e passou a ser chamado pelo nome com o qual é conhecido até hoje: Hambúrguer.

Quando a Europa foi invadida por tribos chamadas Tártaros, estes guerreiros tinham o costume de moer carne dura e ruim, para que ficasse mais fácil comer. E foram os hamburgueses (que costumavam comer algo similar chamado “Hamburg steak”) que levaram a fama da invenção, inclusive daí vem o nome “hambúrguer”.

O hambúrguer no Brasil:

A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao jogador de tênis estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg, campeão do torneio de Wimbledon em 1948 e 1949, que abriu, em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano da cidade: o Bob’s.

Atualmente, a rede de fast food serve 69 milhões de pessoas diariamente e é dona de mais de 38 mil restaurantes ao redor do mundo. A marca do gigante M dourado fez sua entrada no Brasil em fevereiro de 1979, mas não foi a pioneira por aqui. Havia um outro americano que já havia percebido o potencial do mercado brasileiro.

No Brasil, a popularização da gostosa receita de hambúrguer aconteceu no início da década de 50 pelas mãos de Robert Falkenburg, um tenista americano cansado da rotina exigente de seu esporte (e apaixonado por uma brasileira). Após participar de um campeonato em terras tupiniquins tentou procurar um bom milk shake, mas falhou em encontrar a bebida. Com sua frustração, teve a ideia de criar uma loja para comercializar sorvetes e, mais tarde, lanches como hot dogs e hambúrgueres. Assim surgia a primeira lanchonete Bob’s.

Apesar da prosperidade conquistada com a introdução do conceito de fast food no país, Falkenburg retornou aos Estados Unidos e vendeu o Bob’s em 1974. Atualmente, a marca é controlada pela empresa Yum! Brands, que também comanda as marcas Pizza Hut e KFC.

Após a criação do Bob’s e a chegada do McDonald’s, diversos outros empresários se aventuraram na criação de lanchonetes focadas na comercialização do hambúrguer. Segundo levantamento efetuado pelo Instituto de Gastronomia – analisando o período entre 1994 e 2014 -, o consumo do hambúrguer no Brasil aumentou 575%.

Esse crescimento talvez seja explicado por um levantamento do IBGE feito em 2019. “Do total das despesas das famílias brasileiras com alimentação, quase um terço (32,8%) é dedicado à refeições fora do domicílio”, afirma o Instituto. Tal número é um reflexo da ‘corrida’ rotina de trabalho da maioria dos brasileiros. Com isso em mente, podemos fazer a seguinte pergunta: “qual prato é preparado mais rápido do que um hambúrguer?”

Além desse fator, o hambúrguer também ganhou um venerável status dentro da própria gastromia. Eventualmente, diversos restaurantes começaram a investir na produção de versões artesanais e/ou gourmet do prato de origem alemã.

Assim que o hambúrguer tornou-se uma paixão nacional, diversos chefs começaram a testar ingredientes diferentes em suas criações artesanais. Dessa forma itens como onion ring, cogumelos, gão de bico, e até o wasabiHYPERLINK “https://www.ubereats.com/br/sao-paulo/food-delivery/louie-louie-bar/vgqI7WINTTyI6cYnME62Xw” entraram em variações da receita básica de pão, carne e queijo. E a moda pegou!

28 de maio: Dia do Hambúrguer

Depois de tudo isso, impossível resistir ao sabor maravilhoso de nossos burgers, sabendo que teremos todos estes benefícios unidos a uma explosão de sabores.