Você sabia que a Holly´s também tem ingredientes defumados em seu cardápio?
Você conhece a técnica de defumar os alimentos?
Vamos explicar um pouquinho sobre isso e como a defumação salienta o sabor dos pratos da Holly´s.
Os defumados surgiram como alternativa de cura para alimentos perecíveis. Depois da invenção da geladeira, o processo passou a ser dispensável para este fim, mas nunca deixou de ser usado, pelo contrário, hoje, tem status em cozinhas de alta gastronomia.
Qualquer técnica que adicione sabor ao produto está em alta. Não há necessidade de se defumar para conservação, então a coisa é feita com muito mais esmero, com resultados bem mais interessantes.
São muitas técnicas diferentes para chegar ao resultado pretendido.
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre isto?
O processo de defumação se dá pela exposição de produtos à fumaça produzida pela combustão incompleta de determinadas madeiras (carvalho, bétula, mogno e a nogueira), no decorrer do processamento. Este processo tem o objetivo de desenvolver sabor e aromas específicos e de melhorar o efeito conservante, pois o aprisionamento da fumaça na peça causa desidratação e redução do pH, evitando o desenvolvimento de microrganismos e consequente o apodrecimento.
Você sabe o que é possível defumar?
A defumação produz um gostinho especial em receitas salgadas e até em doces.
Além das tradicionais carnes e peixes, é possível defumar azeite, manteiga, sal, pimenta, vegetais, ostras e quase tudo mais que se come.
As carnes do porco e do frango aprimoram o sabor com a defumação e aumentam sensivelmente sua durabilidade.
Algumas consequências deste processo são: em contato com o calor e a fumaça, as carnes perdem água, ficam ressecadas em suas superfícies, têm sua coloração estabilizada e adquirem o sabor e o odor característicos dos produtos defumados.
A defumação envolve três etapas:
-
Secagem, que remove a umidade superficial do alimento.
-
Defumação propriamente dita, em que a fumaça é aplicada.
-
Cozimento.
No processo de produção de fumaça, fatores como a temperatura em que a fumaça é obtida nos diversos métodos e a temperatura atingida pela fumaça são de grande importância. O método mais utilizado é a câmara de defumação, com a queima lenta da serragem úmida, sem produzir chama. A densidade de fumaça determina o tempo pelo qual o produto deve ser defumado para atingir o grau desejado de defumação.
A conservação pelo calor se baseia na destruição térmica de microrganismos e na prevenção da recontaminação. A destruição dos microrganismos pelo calor se deve à coagulação de suas proteínas e especialmente à inativação das enzimas necessárias para seu metabolismo.
Ao passar por um processo de defumação, os produtos cárneos reagem com os compostos da fumaça, que acentuam o sabor e o aroma do alimento, dando o gosto desejado e característico de um defumado.
A defumação muda as características organolépticas do prato (são as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc).
Por isso que na Holly`s você tem o prazer de experimentar pratos deliciosos com sabor de quero mais! Todos os ingredientes utilizados são selecionados e tratados para que o mínimo detalhe faça a grande diferença no seu paladar.